SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23La extinción de la Universidad del Distrito Federal (UDF/RJ): el fin de la utopía de la formación de profesores de artes modernistas (1935-1939)Idilio y opresión en la relación entre educación y naturaleza: eurocentrismo, desigualdad escolar y racismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

MOREIRA, Gabriela Portela  y  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Joaquim Pedro de Alcantara Dourado: o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e291.  Epub 26-Sep-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e291.

O artigo investiga o percurso de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), professor de Primeiras Letras, na cidade de Rio Grande/RS. Tem-se como documentos correspondências da Instrução Pública, a legislação vigente na época, anúncios na imprensa local e os dois processos judiciais em que Joaquim foi réu, por supostamente ter castigado estudantes de forma imoderada, dentre outras acusações. A pesquisa identificou que a profissão de professor, no século XIX, ainda que carregada de autoridade perante a comunidade, previa que agissem como exemplo de moral e civilidade, impondo um severo regime de comportamento. Também identificou que os castigos escolares foram o principal mote para condenar o professor, embora aspectos de sua conduta tenham corroborado para sua suspensão do serviço público.

Palabras clave : profissão docente; Instrução Pública; cultura escolar oitocentista.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )