SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23A extinção da Universidade do Distrito Federal (UDF/RJ): o fim da utopia de formar professores de artes modernistas (1935-1939)Idílio e opressão na relação educação e natureza: eurocentrismo, desigualdade escolar e racismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

MOREIRA, Gabriela Portela  e  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Joaquim Pedro de Alcantara Dourado: o julgamento de um professor da instrução pública (Rio Grande do Sul/século XIX). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e291.  Epub 26-Set-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e291.

O artigo investiga o percurso de Joaquim Pedro de Alcantara Dourado (1827-1856), professor de Primeiras Letras, na cidade de Rio Grande/RS. Tem-se como documentos correspondências da Instrução Pública, a legislação vigente na época, anúncios na imprensa local e os dois processos judiciais em que Joaquim foi réu, por supostamente ter castigado estudantes de forma imoderada, dentre outras acusações. A pesquisa identificou que a profissão de professor, no século XIX, ainda que carregada de autoridade perante a comunidade, previa que agissem como exemplo de moral e civilidade, impondo um severo regime de comportamento. Também identificou que os castigos escolares foram o principal mote para condenar o professor, embora aspectos de sua conduta tenham corroborado para sua suspensão do serviço público.

Palavras-chave : profissão docente; Instrução Pública; cultura escolar oitocentista.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )