SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Joaquim Pedro de Alcantara Dourado: el proceso de un maestro de educación pública (Rio Grande do Sul/siglo XIX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

VEIGA, Cynthia Greive. Idílio e opressão na relação educação e natureza: eurocentrismo, desigualdade escolar e racismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e292.  Epub 26-Sep-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e292.

O texto discute a presença das dimensões do idílio e da opressão nos debates sobre a relação educação e natureza. Busca suas origens na experiência europeia de colonização da América e problematiza sua permanência. Destaca a apropriação dessa contradição pela Pedagogia, numa longa duração histórica, seja na perspectiva idílica desenvolvida por Rousseau, com desdobramentos nos séculos seguintes, incluindo a escola nova; seja na perspectiva opressora, com a prescrição de trabalho no campo para educação de ‘crianças desvalidas’. Especificamente demonstra a permanência dessas abordagens, de cunho eurocêntrico, no debate educacional brasileiro em início do século XX e problematiza as consequências para a desigualdade na oferta escolar e o racismo.

Palabras clave : modernidade; colonialidade; civilização; barbárie.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )