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Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

VEIGA, Cynthia Greive. Idílio e opressão na relação educação e natureza: eurocentrismo, desigualdade escolar e racismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2023, vol.23, e292.  Epub 26-Set-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e292.

O texto discute a presença das dimensões do idílio e da opressão nos debates sobre a relação educação e natureza. Busca suas origens na experiência europeia de colonização da América e problematiza sua permanência. Destaca a apropriação dessa contradição pela Pedagogia, numa longa duração histórica, seja na perspectiva idílica desenvolvida por Rousseau, com desdobramentos nos séculos seguintes, incluindo a escola nova; seja na perspectiva opressora, com a prescrição de trabalho no campo para educação de ‘crianças desvalidas’. Especificamente demonstra a permanência dessas abordagens, de cunho eurocêntrico, no debate educacional brasileiro em início do século XX e problematiza as consequências para a desigualdade na oferta escolar e o racismo.

Palavras-chave : modernidade; colonialidade; civilização; barbárie.

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