SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24La edición brasileña de Método Zaba y sus usos escolares en Bahía (1870-1871)Un intelectual de la Acción Católica en el campo educativo: Alceu Amoroso Lima en Un Discurso de Paraninfo (1935) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

BERTO, Rosianny Campos  y  SIMOES, Regina Helena Silva. Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e304.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e304.

O artigo analisa os usos estratégicos do Resumo Escolar, publicado em 1929, no endereçamento a professores/as e estudantes, compreendendo-o como dispositivo pedagógico para a divulgação e implementação dos princípios da reforma escolanovista no Espírito Santo. Com base no método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fontes sete edições do impresso investigado, relatórios de governo, relatórios de inspeção escolar e matérias jornalísticas. No contexto da reforma educacional produzida no Espírito Santo, entre 1928 e 1930, conclui que o projeto editorial do Resumo Escolar e os seus usos estratégicos pela Secretaria da Instrução Pública conformam-no como caixa de utensílios (Carvalho, 2006) que veiculava o ideal de homem novo e as diretrizes didático-pedagógicas que orientariam as escolas locais.

Palabras clave : educação nova; escola ativa; reforma da educação; jornal escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )