SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24An intellectual of Catholic Action in the educational field: Alceu Amoroso Lima in A Patron’s Speech (1935)Intuitive teaching in illustrated schoolbooks: notes for *thinking about some lessons taught in the last quarter of the 19th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut de  and  BARBOZA, Marcos Ayres. Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na América Portuguesa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e306.  Epub Nov 11, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e306.

Este texto investiga a atuação da Congregação do Oratório, especialmente na Capitania de Pernambuco, e discute sua pedagogia e relevância para os estudos na área de história da educação no Brasil. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A atividade educacional dos oratorianos foi se desenvolvendo a partir das demandas da Coroa e da elite da sociedade portuguesa. Os privilégios régios possibilitaram aos oratorianos sua inserção no campo da educação, como uma alternativa ao ensino jesuítico. Suas ações também repercutiram fora da metrópole portuguesa, como ocorreu em Pernambuco, na América Portuguesa e em Goa. O papel político, religioso e educacional dos oratorianos em Pernambuco foi significativo entre os séculos XVII e XVIII e se estendeu até 1830. As escolas oratorianas eram voltadas para o estudo da língua nacional em vez do latim; além disso, havia uma grande valorização da matemática, das ciências naturais, da história ligada à geografia e da experimentação.

Keywords : História da Educação; Religião; Oratorianos; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )