SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Un intelectual de la Acción Católica en el campo educativo: Alceu Amoroso Lima en Un Discurso de Paraninfo (1935)La enseñanza intuitiva en los libros de texto ilustrados: notas para reflexionar sobre algunas lecciones impartidas en el último cuarto del siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de História da Educação

versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094

Resumen

TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut de  y  BARBOZA, Marcos Ayres. Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na América Portuguesa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e306.  Epub 11-Nov-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e306.

Este texto investiga a atuação da Congregação do Oratório, especialmente na Capitania de Pernambuco, e discute sua pedagogia e relevância para os estudos na área de história da educação no Brasil. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A atividade educacional dos oratorianos foi se desenvolvendo a partir das demandas da Coroa e da elite da sociedade portuguesa. Os privilégios régios possibilitaram aos oratorianos sua inserção no campo da educação, como uma alternativa ao ensino jesuítico. Suas ações também repercutiram fora da metrópole portuguesa, como ocorreu em Pernambuco, na América Portuguesa e em Goa. O papel político, religioso e educacional dos oratorianos em Pernambuco foi significativo entre os séculos XVII e XVIII e se estendeu até 1830. As escolas oratorianas eram voltadas para o estudo da língua nacional em vez do latim; além disso, havia uma grande valorização da matemática, das ciências naturais, da história ligada à geografia e da experimentação.

Palabras clave : História da Educação; Religião; Oratorianos; Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )