SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Um intelectual da Ação Católica no campo educacional: Alceu Amoroso Lima em Um Discurso de Paraninfo (1935)O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de História da Educação

versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094

Resumo

TOLEDO, Cezar de Alencar Arnaut de  e  BARBOZA, Marcos Ayres. Apontamentos sobre a pedagogia dos oratorianos na América Portuguesa. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e306.  Epub 11-Nov-2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e306.

Este texto investiga a atuação da Congregação do Oratório, especialmente na Capitania de Pernambuco, e discute sua pedagogia e relevância para os estudos na área de história da educação no Brasil. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A atividade educacional dos oratorianos foi se desenvolvendo a partir das demandas da Coroa e da elite da sociedade portuguesa. Os privilégios régios possibilitaram aos oratorianos sua inserção no campo da educação, como uma alternativa ao ensino jesuítico. Suas ações também repercutiram fora da metrópole portuguesa, como ocorreu em Pernambuco, na América Portuguesa e em Goa. O papel político, religioso e educacional dos oratorianos em Pernambuco foi significativo entre os séculos XVII e XVIII e se estendeu até 1830. As escolas oratorianas eram voltadas para o estudo da língua nacional em vez do latim; além disso, havia uma grande valorização da matemática, das ciências naturais, da história ligada à geografia e da experimentação.

Palavras-chave : História da Educação; Religião; Oratorianos; Pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )