SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Notes on the pedagogy of Oratorians in Portuguese AmericaStories and narratives of teachers from a rural school in the context of the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

CARLOS, Valter Natal Valim  and  SOOMA, José Cláudio. O ensino intuitivo em livros escolares ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século XIX. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e307.  Epub Nov 11, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e307.

No último quartel do século XIX, o Império brasileiro foi premido por questões de ordem política, econômica e social que abalaram suas estruturas consolidadas. Nesse panorama, dentre algumas iniciativas empreendidas para manter a sustentação do regime monárquico, destaca-se a Reforma da Instrução Pública (1879). Dentre outras medidas, essa legislação educacional prescreveu o ensino intuitivo no currículo do ensino primário e das Escolas Normais do município da Corte. Assim, examinaram-se três obras didáticas ilustradas, circulantes no período, orientadas por esse método, buscando indiciar algumas possíveis relações e convergências entre tais obras com a prescrição metodológica oficial. Tencionou-se, pois, conhecer algumas visões de mundo, a educação, a escola e a infância daquele presente.

Keywords : história da educação; instrução pública; livros didáticos; ilustrações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )