SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Intuitive teaching in illustrated schoolbooks: notes for *thinking about some lessons taught in the last quarter of the 19th centuryInstitutional and curricular transformations in technical-professional education for women in the province of Santa Fe (1966-1983) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

PASINATO, Darciel; CUNHA, Jorge Luiz da  and  FRITSCH, Rosangela. Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e308.  Epub Nov 11, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e308.

Este artigo, que tem como tema a educação no meio rural, objetiva analisar narrativas de professores rurais que atuaram na Escola Frei Anselmo, situada na comunidade de Linha Floresta, no interior de Selbach, um município do norte do Rio Grande do Sul, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Neste texto, evidenciam-se os debates do uso das narrativas como concepção investigativa para o estudo da História da Educação, tendo como referência as fontes orais. As análises indicam uma relação de respeito entre os docentes e a comunidade escolar nesse período. Em contrapartida, os mecanismos ditatoriais estavam presentes nas escolas rurais, de modo que os alunos não tinham liberdade para se expressar e os professores não tinham autonomia para fazer abordagens de cunho social, político, econômico e educacional em sala de aula.

Keywords : meio rural; fontes orais; mecanismos ditatoriais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )