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Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
PASINATO, Darciel; CUNHA, Jorge Luiz da y FRITSCH, Rosangela. Histórias e narrativas de professores de uma escola rural no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e308. Epub 11-Nov-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e308.
Este artigo, que tem como tema a educação no meio rural, objetiva analisar narrativas de professores rurais que atuaram na Escola Frei Anselmo, situada na comunidade de Linha Floresta, no interior de Selbach, um município do norte do Rio Grande do Sul, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Neste texto, evidenciam-se os debates do uso das narrativas como concepção investigativa para o estudo da História da Educação, tendo como referência as fontes orais. As análises indicam uma relação de respeito entre os docentes e a comunidade escolar nesse período. Em contrapartida, os mecanismos ditatoriais estavam presentes nas escolas rurais, de modo que os alunos não tinham liberdade para se expressar e os professores não tinham autonomia para fazer abordagens de cunho social, político, econômico e educacional em sala de aula.
Palabras clave : meio rural; fontes orais; mecanismos ditatoriais.