SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Stories and narratives of teachers from a rural school in the context of the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985)The school material culture in the public institutions of primary education in Maranhão (1843-1870) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

D’ASCANIO, Gabriela. Transformações institucionais e curriculares na educação técnico-profissional para mulheres na província de Santa Fé (1966-1983). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e309.  Epub Dec 13, 2023. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e309.

Neste artigo, desenvolvemos as ideias que orientaram os objetivos assumidos pela educação técnica, profissional e artesanal provincial, voltada para mulheres, e a política educacional de Santa Fe voltada para escolas técnicas profissionais para mulheres, entre 1966 e 1983, para analisar as transformações e a permanência da oferta. Desde a origem do sistema educacional argentino, a formação para o trabalho de mulheres em atividades produtivas foi excluída do ensino médio. Reconhecemos que em Santa Fé essa característica se manteve até meados da década de 1970, quando começaram a ser implementadas novas propostas curriculares que vinculavam os currículos profissionalizantes ao ensino médio, que só se concretizaram no início da década seguinte.

Keywords : fundamentos da educação; política da educação; formação técnica; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )