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Revista Brasileira de História da Educação
versión impresa ISSN 1519-5902versión On-line ISSN 2238-0094
Resumen
D’ASCANIO, Gabriela. Transformações institucionais e curriculares na educação técnico-profissional para mulheres na província de Santa Fé (1966-1983). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e309. Epub 13-Dic-2023. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e309.
Neste artigo, desenvolvemos as ideias que orientaram os objetivos assumidos pela educação técnica, profissional e artesanal provincial, voltada para mulheres, e a política educacional de Santa Fe voltada para escolas técnicas profissionais para mulheres, entre 1966 e 1983, para analisar as transformações e a permanência da oferta. Desde a origem do sistema educacional argentino, a formação para o trabalho de mulheres em atividades produtivas foi excluída do ensino médio. Reconhecemos que em Santa Fé essa característica se manteve até meados da década de 1970, quando começaram a ser implementadas novas propostas curriculares que vinculavam os currículos profissionalizantes ao ensino médio, que só se concretizaram no início da década seguinte.
Palabras clave : fundamentos da educação; política da educação; formação técnica; formação profissional.