Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de História da Educação
versão impressa ISSN 1519-5902versão On-line ISSN 2238-0094
Resumo
LARA, Angela Mara de Barros e FREITAS, Cezar Ricardo de. Makarenko e a formação profissional dos educandos na Colônia Gorki: perspectiva versus fetichismo ético do trabalho. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2025, vol.25, e346. Epub 16-Dez-2024. ISSN 2238-0094. https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e346.
O objetivo deste artigo é evidenciar como os conceitos de perspectiva e de dimensão pedagógica da economia apresentaram-se como diferenciais da concepção de educação integral de Anton S. Makarenko (1888-1939) na década de 1920 na Rússia, especificamente na Colônia Gorki. Através de uma revisão bibliográfica que situa o autor em seu tempo histórico, buscamos apresentar aqui novas interpretações sobre o tema. O pedagogo ucraniano é conhecido no meio acadêmico, principalmente, pelo desenvolvimento de uma educação pelo e para o coletivo. Porém, ainda se faz necessário analisar melhor as estratégias pedagógicas que deram suporte para essa construção coletiva, como os conceitos de perspectiva e dimensão pedagógica da economia, desenvolvidos pelo autor soviético.
Palavras-chave : dimensão pedagógica da economia; educação integral; trabalho e educação; educação soviética.