SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Initial and in-service training of teachers and education at the Conceição das Crioulas quilombo in Pernambuco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

LUIZ, Viviane Marinho. Participação infantil no cotidiano de uma comunidade quilombola: aprendendo com os líderes. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.9-21. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p9-21.

O presente artigo consiste na narrativa da particularidade histórica da comunidade quilombola Ivaporunduva, localizada na região do Vale do Ribeira, entre os estados de São Paulo e Paraná, no Brasil. É a partir dos enunciados das gerações que vivem nessa comunidade que buscamos compreender de que modo elas significam sua história e a história de seu povo. A metodologia adotada, de cunho etnográfico, foi a de acompanhar o cotidiano da comunidade, compreendendo seu processo educativo a partir da educação difusa, bem como da análise dos enunciados dos pequenos quilombolas de Ivaporunduva, suas crianças, estabelecendo relações entre seus enunciados e o processo educativo desenvolvido por seus membros adultos. No Quilombo de Ivaporunduva, a história cultural está fundamentada na tradição oral, que ocorre nas interações intra e entre famílias e com as comunidades quilombolas irmãs. Para os quilombolas de Ivaporunduva, mas não somente para eles, a territorialidade representa o locus de reprodução da vida em seus aspectos material e imaterial. A terra é como uma mãe que acolhe, dá o sustento e propicia a reprodução da vida. Apresentam a terra como sujeito histórico, social e político, refutando seu assujeitamento.

Keywords : Identidade Quilombola; Atores Sociais; Narrativas Infantis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )