SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Formação inicial e continuada de professores(as) e a educação no quilombo de Conceição das Crioulas/PE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

LUIZ, Viviane Marinho. Participação infantil no cotidiano de uma comunidade quilombola: aprendendo com os líderes. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.9-21. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p9-21.

O presente artigo consiste na narrativa da particularidade histórica da comunidade quilombola Ivaporunduva, localizada na região do Vale do Ribeira, entre os estados de São Paulo e Paraná, no Brasil. É a partir dos enunciados das gerações que vivem nessa comunidade que buscamos compreender de que modo elas significam sua história e a história de seu povo. A metodologia adotada, de cunho etnográfico, foi a de acompanhar o cotidiano da comunidade, compreendendo seu processo educativo a partir da educação difusa, bem como da análise dos enunciados dos pequenos quilombolas de Ivaporunduva, suas crianças, estabelecendo relações entre seus enunciados e o processo educativo desenvolvido por seus membros adultos. No Quilombo de Ivaporunduva, a história cultural está fundamentada na tradição oral, que ocorre nas interações intra e entre famílias e com as comunidades quilombolas irmãs. Para os quilombolas de Ivaporunduva, mas não somente para eles, a territorialidade representa o locus de reprodução da vida em seus aspectos material e imaterial. A terra é como uma mãe que acolhe, dá o sustento e propicia a reprodução da vida. Apresentam a terra como sujeito histórico, social e político, refutando seu assujeitamento.

Palavras-chave : Identidade Quilombola; Atores Sociais; Narrativas Infantis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )