SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Damas de Ébano nos clubes sociais negros: trancinhas e batomA educação das relações étnico -raciais na linguagem e diálogos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PAZ, Maura Rosa de Paula. História da Escola Chules Princesa e a luta por uma educação diferenciada. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.55-66. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p55-66.

Este artigo procura sintetizar o trajeto de lutas, perseguições e resistências que marcam a trajetória das comunidades quilombolas pelo reconhecimento de seus direitos fundamentais, principalmente na área da educação. Presentes em quase todos os estados brasileiros, as comunidades quilombolas foram perseguidas e destruídas antes da Abolição, esquecidas depois desta, e somente obtendo o direito ao reconhecimento com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Denominadas quilombos, terras de pretos, comunidades rurais negras, comunidades quilombolas, comunidades remanescentes de quilombos, mocambos, dentre outros, estas comunidades têm em comum a descendência africana, laços de parentesco, tradições ancestrais e a manutenção de práticas coletivas. Ainda estão sujeitas a violências, como a invasão de suas terras e o racismo institucional que determina a dificuldade de acesso a bens, serviços e direitos básicos. A conquista da Escola Chules e das Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola representam marcos históricos.

Palavras-chave : Quilombos; Comunidades Quilombolas; Educação Diferenciada; Direitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )