SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1História da Escola Chules Princesa e a luta por uma educação diferenciadaTessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico -racial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MONTEIRO, Noedi. A educação das relações étnico -raciais na linguagem e diálogos brasileiros. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.67-90. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p67-90.

O propósito do artigo é enfocar a trajetória das relações étnico-raciais desenvolvidas e aplicadas no Brasil, ao longo de sua história, como das linguagens específicas inerentes à convivência e formação do povo brasileiro. De experiências culturais negra, indígena e europeia, a formação do povo foi influenciada por teorias e conceitos forjados no poder da colonização e em sua hierarquia dominante. Abordaremos a dimensão de como as imagens e outras figuras exercem forte poder persuasivo, pela repetição de clichês e estereótipos, que se transformam num foro de verdade com o passar dos tempos. Pensar o negro como imagem depreciativa é tê-lo como incapaz de trilhar o caminho da civilização como uma raça subordinada, conforme as teorias raciais de Lapouge (1854-1930), Spencer (1820-1903), Ingenieros (1877-1925), Nina Rodrigues (1862-1906) e Oliveira Viana (1833-1951).

Palavras-chave : Educação; Relações Étnico-Raciais; Diálogos; Linguagem; Racismo; Estereótipos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )