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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BARRETO, Maria Aparecida Santos Correa  e  ANDRADE, Patrícia Gomes Rufino. Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico -racial. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.91-106. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p91-106.

Objetiva-se analisar a formação continuada de professores em educação étnico- -racial e suas tessituras a partir das experiências do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no período de 2010-2012. A fundamentação teórico-metodológica foi pautada considerando-se a cosmovisão africana, as especificidades históricas e culturais da população negra nos diversos espaços geográficos do Brasil e a análise dos processos opressivos de dominação sobre os africanos e afrodescendentes. Os participantes da pesquisa foram profissionais das áreas docente, pedagógica e gerencial que atuavam na educação básica no sistema estadual de ensino. Propõe movimentos interligados de observação participante e entrevistas. Dentre outros aspectos, aponta que uma das principais vias para o aperfeiçoamento e organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas é compreender que a cosmovisão africana, reinventada em territórios brasileiros, contribui para o enriquecimento do debate acerca de diversas questões. Conclui-se que as ações investigativas dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEABS), constituídos nas Instituições de Ensino Superior (IES), devem considerar a afirmação do caráter pluriétnico da sociedade brasileira, a formação de professores para atuar na promoção da igualdade racial e a eliminação de qualquer fonte de discriminação e desigualdade racial.

Palavras-chave : Relações Étnico-Raciais; Formação Continuada; Educação Antirracismo.

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