SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Tessituras e reflexões na formação continuada de professores em educação étnico -racialFormação de professores para história das(os) afrodescendentes brasileiros(as) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FONSECA, Dagoberto José. Protagonismo quilombola: seus sujeitos e seus saberes influenciando a educação. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.107-119. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p107-119.

Este artigo objetiva apresentar os sujeitos e os saberes quilombolas que influenciam na educação, bem como a educação existente nestas comunidades no Brasil e em particular do Estado de São Paulo. Além disso, busca estabelecer o que são quilombos, a origem do termo e a história política e cultural dessas populações no país, traçando um continuum de tempo que possibilite o entendimento da realidade desses grupos e comunidades em diversos pontos do país no século XXI. Assim, teremos a oportunidade de refletir, problematizar e concretizar alguns aspectos que norteiam a realidade das comunidades quilombolas no Brasil, como também ampliar nossa capacidade crítica sobre o processo educacional em curso.

Palavras-chave : Protagonismo; Quilombola; Sujeitos; Quilombismo; Saberes; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )