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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PAULA JUNIOR, Antonio Filogenio de. Educação e oralidade na cultura negra no Brasil. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.191-200. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n1p191-200.

Este artigo tem por objetivo revelar o modo de transmissão oral e o aporte de saberes educativos contidos nas culturas tradicionais afro-brasileiras. Essas culturas são herdeiras de um saber africano e sua forma de transmissão geracional por meio da oralidade preserva princípios e valores relevantes ao estabelecimento de uma ética universal. O encontro com essas culturas, realizado de modo a reconhecer a sua relevância histórica, possibilita a superação de crises sociais, tais como as desencadeadas pelo preconceito e pela discriminação raciais. A proposta da Lei Federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, permite repensar as práticas culturais afro-brasileiras para além de suas aparências, desvendando o valor educativo contido nelas.

Palavras-chave : Oralidade; Educação; Tradição; Saberes e Identidade.

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