Comunicações
Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X
Abstract
EVANGELISTA, Sergio Ricardo. Análise de planos de ação do pde-escola: o que as escolas públicas querem?. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.7-16. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p7-16.
Este artigo tem como objetivo analisar os planos de ação elaborados por escolas públicas da região metropolitana de Campinas, entre 2010 e 2011, como parte do desenvolvimento de uma metodologia de planejamento estratégico implantada pelo Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-escola). Contextualiza-se, de forma breve, a conjuntura educacional brasileira posterior aos anos 1990, que culmina com a proposição de um novo modelo de gestão denominado gerencial. A discussão proposta analisa aspectos de trinta planos de ação validados pelo Ministério da Educação quanto às prioridades estabelecidas, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.
Keywords : Gestão Democrática; Plano de Desenvolvimento da Educação; PDE-Escola; Regime de Colaboração.