SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The teacher’s (un)knowledge of assessment and the School Development Plan author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

EVANGELISTA, Sergio Ricardo. Análise de planos de ação do pde-escola: o que as escolas públicas querem?. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.7-16. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p7-16.

Este artigo tem como objetivo analisar os planos de ação elaborados por escolas públicas da região metropolitana de Campinas, entre 2010 e 2011, como parte do desenvolvimento de uma metodologia de planejamento estratégico implantada pelo Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-escola). Contextualiza-se, de forma breve, a conjuntura educacional brasileira posterior aos anos 1990, que culmina com a proposição de um novo modelo de gestão denominado gerencial. A discussão proposta analisa aspectos de trinta planos de ação validados pelo Ministério da Educação quanto às prioridades estabelecidas, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Keywords : Gestão Democrática; Plano de Desenvolvimento da Educação; PDE-Escola; Regime de Colaboração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )