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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

EVANGELISTA, Sergio Ricardo. Análise de planos de ação do pde-escola: o que as escolas públicas querem?. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.7-16. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p7-16.

Este artigo tem como objetivo analisar os planos de ação elaborados por escolas públicas da região metropolitana de Campinas, entre 2010 e 2011, como parte do desenvolvimento de uma metodologia de planejamento estratégico implantada pelo Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-escola). Contextualiza-se, de forma breve, a conjuntura educacional brasileira posterior aos anos 1990, que culmina com a proposição de um novo modelo de gestão denominado gerencial. A discussão proposta analisa aspectos de trinta planos de ação validados pelo Ministério da Educação quanto às prioridades estabelecidas, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.

Palabras clave : Gestão Democrática; Plano de Desenvolvimento da Educação; PDE-Escola; Regime de Colaboração.

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