SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Análise de planos de ação do pde-escola: o que as escolas públicas querem?Absenteísmo docente na escola pública paulista: usos e abusos do amparo legal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BROCANELLI, Cláudio Roberto; SABIA, Claúdia Pereira de Pádua  e  DATILO, Gilsenir Maria Prevelato de Almeida. O (des)conhecimento do professor sobre a avaliação e o Plano de Desenvolvimento da Escola. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.17-32. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p17-32.

Este artigo faz parte do projeto de extensão “A implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola na rede pública paulista: implicações e contradições para a prática da gestão educacional”. O Plano de Desenvolvimento da Escola é um programa financiado pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A partir de 2010, este programa foi direcionado para as escolas públicas estaduais e municipais que não atingiram as metas definidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A pesquisa é realizada em quatro escolas públicas estaduais de uma cidade do interior paulista desde abril de 2011, nas quais está sendo implementado o Plano de Desenvolvimento da Escola. O objetivo deste estudo é analisar as concepções de avaliação da aprendizagem dos professores dessas escolas, identificar os instrumentos de avaliação utilizados e em que momentos estes instrumentos são utilizados. A pesquisa está sendo desenvolvida em uma abordagem qualitativa. O estudo utiliza a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados por meio de questionários respondidos pelos docentes. Consideramos a importância de os professores acompanharem todo o processo de ensino e aprendizagem e não somente os resultados. Entretanto, as políticas públicas estimulam os resultados finais; deste modo, os dados apontam para professores que realizam a verificação, e não a avaliação, visto que não há tomada de decisão. Seria fundamental aliar quantidade à qualidade na busca de uma avaliação que tenha a função de diagnóstico, de valorização do aluno e de sua efetiva aprendizagem

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Concepção de Avaliação; Avaliação de Larga Escala; Plano de Desenvolvimento da Escola; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )