SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Absenteísmo docente na escola pública paulista: usos e abusos do amparo legalO programa “São Paulo faz escola” e seu modelo de gestão tutelada* índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

VENCO, Selma  y  RIGOLON, Walkiria. Trabalho docente e precariedade: contornos recentes da política educacional paulista. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.41-52. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p41-52.

O artigo tem como objetivo debater certos aspectos da política pública educacional paulista e suas interfaces com o trabalho docente. À luz do conceito de precariedade objetiva e subjetiva, analisam-se as oscilações concernentes às relações de trabalho, posto que as contratações temporárias superam as efetivas a partir das recentes reformas políticas. A hipótese norteadora do estudo reside na presença da racionalidade oriunda do setor empresarial na concepção da política educacional, a qual aporta crescente precariedade nas relações de trabalho. A devida recuperação histórica ilumina a ação desenvolvida no presente. Nos anos 1950, a educação era concebida como fator importante no desenvolvimento econômico do País, mas era ainda destinada a um segmento restrito da população. Durante a ditadura militar, à educação era destinado o papel de formar para o mercado de trabalho, função que ainda perdura. A partir dos anos 1990, as políticas - em nome da justa universalidade - optaram por imprimir ações baseadas nos princípios da gestão empresarial. Nesta perspectiva, a dimensão quantitativa rege a política, ampliando o número de alunos por turma, estabelecendo metas e ranking das escolas, por meio de processos de avaliação que desconsideram as condições objetivas de trabalho nas escolas e, sobretudo, na crescente flexibilização na contratação de professores.

Palabras clave : Precariedade Objetiva e Subjetiva; Política Educacional; Trabalho Docente; Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )