SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Trabalho docente e precariedade: contornos recentes da política educacional paulistaO olhar do outro na constituição de uma aluna deficiente intelectual: imagens de educadores e colegas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PAES, Milena Veneziano  e  RAMOS, Géssica Priscila. O programa “São Paulo faz escola” e seu modelo de gestão tutelada*. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.53-66. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p53-66.

O presente artigo objetiva apresentar o modelo de gestão presente no processo de criação e implantação do programa São Paulo Faz Escola, mostrando suas relações com o modelo de gestão fortalecido no Brasil a partir de 1995. O programa consiste em uma nova proposta curricular didático-pedagógica elaborada e implantada em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) para a rede estadual de ensino. Ele abarca os conteúdos curriculares e as expectativas de aprendizagem para o ciclo II do ensino fundamental e para o ensino médio, disseminando sua concepção educacional para todas as escolas da rede. A partir de uma análise bibliográfica e documental foi possível notar que essa política curricular demonstra intenso planejamento, definição e avaliação das ações curriculares; todavia, deixa sua execução sob a responsabilidade das escolas da rede, mais especificamente do professor. Assim, o que se percebe é que essa política educacional segue uma linha similar à dos processos de gestão descentralizada e tutelada aprofundados a partir de meados dos anos 1990, período de reestruturação do Estado e do estabelecimento de um novo pacto social.

Palavras-chave : São Paulo Faz Escola; Currículo Paulista; Anos 1990; Reforma Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )