SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O programa “São Paulo faz escola” e seu modelo de gestão tutelada*O programa institucional de iniciação à docência e a formação de professores de biologia: desafios e perspectivas para a educação inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

FREITAS, Ana Paula de; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral  y  DAINEZ, Débora. O olhar do outro na constituição de uma aluna deficiente intelectual: imagens de educadores e colegas. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.67-81. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p67-81.

O objetivo desse estudo é refletir sobre as possibilidades de constituição de uma aluna com deficiência intelectual que frequenta a escola regular, a partir da imagem que seus educadores e pares têm sobre ela. A aluna, Maria, com 5 anos de idade, apresenta deficiência intelectual e está na educação infantil. Os dados referem-se a observações de situações em sala de aula, encontros realizados com professoras e entrevistas com os colegas da sala. Os resultados revelam o desconhecimento dos educadores em relação ao seu papel e função na aprendizagem do aluno deficiente. Os colegas de Maria reproduzem em suas falas e ações as posturas adotadas pela professora e pela monitora. Ideias assistencialistas são reiteradas em suas falas e esse modo de ver, conceber e significar reflete-se no processo de constituição da aluna. Este estudo chama atenção para dois aspectos: a necessidade de mudanças de concepções sobre o desenvolvimento e de redimensionamento das práticas pedagógicas.

Palabras clave : Teoria Histórico-Cultural; Perspectiva Enunciativo-Discursiva; Constituição do Sujeito; Deficiência Intelectual; Educação Inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )