SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A educação escolar indígena na produção científica da área da educação físicaEducação no império português: a reorganização pedagógica na reforma da Universidade De Coimbra no Século XVI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MONTEIRO, Albêne Lis  e  COSTA, Eliane Miranda. A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA). Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.113-127. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p113-127.

Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da pedagogia da alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, implantada no município de Portel (PA) pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo, e pretende responder à seguinte questão: Como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nesta pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e, como instrumento de coleta e análise de dados, a entrevista semiestruturada, a observação não participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina e Sá (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a pedagogia da alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se como um desafio para formadores e formandos ante as condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E, ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa, os limites e desafios são bem mais complexos em virtude das peculiaridades atinentes à região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó.

Palavras-chave : Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Formação de Educadores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )