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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X
Resumo
MONTEIRO, Albêne Lis e COSTA, Eliane Miranda. A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA). Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.113-127. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p113-127.
Este artigo apresenta análises e reflexões acerca da pedagogia da alternância desenvolvida no curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, implantada no município de Portel (PA) pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Pará. É um texto que resulta da pesquisa de mestrado cujo objeto é o Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo, e pretende responder à seguinte questão: Como a pedagogia da alternância é praticada na licenciatura em educação do campo em Portel? Nesta pesquisa adotou-se o estudo de caso tipo único e, como instrumento de coleta e análise de dados, a entrevista semiestruturada, a observação não participante, o questionário fechado, a análise de documentos e a análise de conteúdo. Para efeito deste texto, as análises e reflexões resultam das entrevistas, observação e análise de documentos. Tais análises e reflexões estão apoiadas em estudos de autores como: Ribeiro (2010), Molina e Sá (2011), Arroyo (2012) e outros, que ajudaram a identificar a pedagogia da alternância como um dos princípios norteadores da licenciatura em questão. Este princípio configura-se como um desafio para formadores e formandos ante as condições estruturais e organizacionais da própria universidade. E, ao se tratar do contexto em que se desenvolveu esta pesquisa, os limites e desafios são bem mais complexos em virtude das peculiaridades atinentes à região marajoara. Contudo, pode-se considerar a pedagogia da alternância como uma importante estratégia metodológica para o reconhecimento dos saberes e das matrizes culturais do campo no Marajó.
Palavras-chave : Educação do Campo; Pedagogia da Alternância; Formação de Educadores.