SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A pedagogia da alternância na licenciatura em educação do campo em Portel (PA)Cursos superiores de tecnologia: igualdade jurídica e dualidade da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

COSTA, Célio Juvenal; MENEZES, Sezinando Luis  e  NASCIMENTO, Luciana de Araújo. Educação no império português: a reorganização pedagógica na reforma da Universidade De Coimbra no Século XVI. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.129-144. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p129-144.

Neste artigo pretendemos apresentar algumas reflexões relacionadas à reforma da Universidade de Coimbra no contexto da educação no Império Português do século XVI, no reinado de D. João III. Neste sentido, a proposta de análise da história da educação lusitana extrapola as ações desempenhadas, por exemplo, no reino, e procura expor como a reforma daquela instituição esteve em profunda consonância com os objetivos da Coroa para a propagação da cultura religiosa portuguesa do século XVI para todo o império luso, inclusive para o Brasil. Com o auxílio de cartas e alvarás destinados à Universidade portuguesa, apresentamos a reorganização pedagógica da dita instituição fundamentada em quatro pilares: ensino, exames e graus, organização das faculdades e contratação docente. O artigo procura evidenciar que tal reforma foi uma tentativa do monarca português de modernizar a instituição.

Palavras-chave : História da Educação Brasileira; Portugal; Século XVI; Universidade de Coimbra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )