SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Educação no império português: a reorganização pedagógica na reforma da Universidade De Coimbra no Século XVILúdico e limites formativos no contexto da indústria cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

DETREGIACHI FILHO, Edson  e  DAL RI, Neusa Maria. Cursos superiores de tecnologia: igualdade jurídica e dualidade da escola. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.145-160. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p145-160.

Os cursos superiores de tecnologia, no Brasil, desde a última década do século XX, vêm apresentando uma enorme expansão em relação ao número de cursos e vagas oferecidos. Contudo, os altos índices de evasão escolar apresentados nestes cursos motivaram a realização de pesquisa com o intuito de desvendar os fatores que conduzem os alunos à evasão. A pesquisa faz uma análise histórica sobre a condução da educação profissional no Brasil mediante revisão bibliográfica e documental sobre o tema. Dessa forma, busca-se demonstrar, neste texto, que a condução das políticas públicas para a educação profissional exacerba a dualidade da escola. Porém, essa dualidade gera contradições entre as questões objetivas e aquelas subjetivas construídas pela ideologia disseminada pelas políticas públicas e ações governamentais em relação à educação profissional. Essas contradições acabam desnudando a inferioridade social da educação profissional e desestimulam a permanência dos alunos nos cursos. A igualdade jurídica imposta pela legislação entre os níveis de educação procura mediar a emergência dessas contradições. Contudo, apesar da igualdade jurídica, a igualdade social não é alcançada na implementação das políticas públicas, o que se traduz em elevado índice de evasão escolar.

Palavras-chave : Educação Profissional; Dualidade da Escola; Igualdade Jurídica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )