SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Higher education technology courses: legal equality and school dualitySocial implications of subjectivism in contemporary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SANCHES, Eduardo Oliveira  and  FABIANO, Luiz Hermenegildo. Lúdico e limites formativos no contexto da indústria cultural. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.161-172. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p161-172.

Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica que busca a relação existente entre as apropriações do lúdico pela sociedade de consumo atual e a determinação de estereótipos no imaginário social. A constante veiculação de condutas estereotipadas pelos meios de comunicação de massa é uma das sutis estratégias utilizadas para mistificar a realidade, visando manter o modelo social atual. O lúdico, compreendido como atividade que permite a expansão da sensorialidade, a ampliação de capacidades perceptivas e recurso da aprendizagem vinculada à formação do sujeito, hoje participa da legitimação e manutenção da estrutura social hegemônica pelas formas sutis de manipulação. Em vista do exposto, a educação torna-se importante vetor de formação crítica, mediando uma parcela da constituição da concepção de mundo dos sujeitos. Compreender o lúdico inserido no processo educacional, e as direções a que esse entendimento remete, torna-se relevante, pois nessa forma de expressão humana reside um significativo processo de intervenção pedagógica como fortalecimento da interioridade do sujeito. As análises realizadas nesta pesquisa partem das formulações de Max Horkheimer e Theodor Adorno, mais especificamente as categorias de razão instrumental, indústria cultural e semiformação.

Keywords : Lúdico; Indústria Cultural; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )