SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cursos superiores de tecnologia: igualdade jurídica e dualidade da escolaImplicações sociais do subjetivismo na educação contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SANCHES, Eduardo Oliveira  e  FABIANO, Luiz Hermenegildo. Lúdico e limites formativos no contexto da indústria cultural. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.161-172. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p161-172.

Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica que busca a relação existente entre as apropriações do lúdico pela sociedade de consumo atual e a determinação de estereótipos no imaginário social. A constante veiculação de condutas estereotipadas pelos meios de comunicação de massa é uma das sutis estratégias utilizadas para mistificar a realidade, visando manter o modelo social atual. O lúdico, compreendido como atividade que permite a expansão da sensorialidade, a ampliação de capacidades perceptivas e recurso da aprendizagem vinculada à formação do sujeito, hoje participa da legitimação e manutenção da estrutura social hegemônica pelas formas sutis de manipulação. Em vista do exposto, a educação torna-se importante vetor de formação crítica, mediando uma parcela da constituição da concepção de mundo dos sujeitos. Compreender o lúdico inserido no processo educacional, e as direções a que esse entendimento remete, torna-se relevante, pois nessa forma de expressão humana reside um significativo processo de intervenção pedagógica como fortalecimento da interioridade do sujeito. As análises realizadas nesta pesquisa partem das formulações de Max Horkheimer e Theodor Adorno, mais especificamente as categorias de razão instrumental, indústria cultural e semiformação.

Palavras-chave : Lúdico; Indústria Cultural; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )