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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

DORNELES, Lucienne. Implicações sociais do subjetivismo na educação contemporânea. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.173-182. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p173-182.

As pedagogias ativistas têm sido duramente criticadas em muitos meios acadêmicos. O objetivo deste artigo é analisar as razões desta crítica. Elas têm se concentrado em torno do fato de que a base epistemológica das pedagogias construtivistas, incluindo a atual pedagogia das competências e habilidades, tem servido para adequar psicologicamente os futuros trabalhadores aos padrões de produção pautados pela competência individual; que a educação tem estado mais para a promoção da adaptação do sujeito às instabilidades do sistema capitalista do que para uma formação crítica; e que o enfoque subjetivista na educação pode tornar-se uma armadilha, pois a ênfase no individualismo subjetivista pode, não só ampliar a crise na formação do indivíduo, como acentuar o conformismo unificado, além de enfraquecer mais ainda a força da coletividade. O artigo está fundamentado na teoria crítica, sobretudo nas leituras de Educação e emancipação (1995), de Adorno, e Dialética do esclarecimento (1985), de Adorno e Horkheimer.

Palabras clave : Educação; Pedagogias Ativistas; Adaptação; Racionalização; Emancipação.

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