SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Social implications of subjectivism in contemporary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

BRITO, Maria dos Remédios  and  RAMOS, Maria Neide. Do pensamento dogmático ao pensamento-problema: por uma aprendizagem-acontecimento. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.183-198. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p183-198.

O pensamento dogmático atravessa a história da tradição e toma ramificações profundas em diversas perspectivas do conhecimento. Essa imagem-pensamento determinou, sem dúvida, a forma de ver, pensar e se conduzir da pessoa e tende a reforçar um pensamento da moralidade, do julgamento, da reta razão, da verdade e da boa conduta. É possível afirmar que a educação e a aprendizagem efetivamente se valeram desse pensamento por meio de suas práticas pedagógicas. Problematizar essa imagem dogmática é o objetivo deste ensaio. O estudo é bibliográfico e toma como referência principal o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Entende-se que é possível enfrentar esse pensamento na educação por via da criação de um pensamento-problema que seja percorrido por entrelinhas de uma aprendizagem-acontecimento como forma de fissurar a “fôrma”, o “modelo”, o “padrão”, para promover uma transmutação nos modos de pensar e aprender a educação.

Keywords : Pensamento Dogmático; Deleuze; Aprendizagem-Acontecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )