SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Implicações sociais do subjetivismo na educação contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BRITO, Maria dos Remédios  e  RAMOS, Maria Neide. Do pensamento dogmático ao pensamento-problema: por uma aprendizagem-acontecimento. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.2, pp.183-198. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n2p183-198.

O pensamento dogmático atravessa a história da tradição e toma ramificações profundas em diversas perspectivas do conhecimento. Essa imagem-pensamento determinou, sem dúvida, a forma de ver, pensar e se conduzir da pessoa e tende a reforçar um pensamento da moralidade, do julgamento, da reta razão, da verdade e da boa conduta. É possível afirmar que a educação e a aprendizagem efetivamente se valeram desse pensamento por meio de suas práticas pedagógicas. Problematizar essa imagem dogmática é o objetivo deste ensaio. O estudo é bibliográfico e toma como referência principal o pensamento filosófico de Gilles Deleuze. Entende-se que é possível enfrentar esse pensamento na educação por via da criação de um pensamento-problema que seja percorrido por entrelinhas de uma aprendizagem-acontecimento como forma de fissurar a “fôrma”, o “modelo”, o “padrão”, para promover uma transmutação nos modos de pensar e aprender a educação.

Palavras-chave : Pensamento Dogmático; Deleuze; Aprendizagem-Acontecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )