SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A arte da denúncia e do anúncio em Paulo Freire e as crônicas de Elias BoaventuraAmpliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MESQUIDA, Peri. Uma concepção dialética da história e da vida: Boaventura à luz de Gramsci. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.99-107. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p99-107.

Este artigo procura apresentar uma reflexão sobre ações do ex-reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) que revelaram sua visão dialética da história e da vida. Além disso, é uma tentativa de revisitar dois documentos que marcaram a história da Igreja Metodista no Brasil; um, como provocação à construção de uma “nova cultura”, o outro, como resposta conservadora ao primeiro. Este artigo faz uma análise de iniciativas tomadas por Elias Boaventura, quando reitor da Unimep, à luz do pensamento de Antonio Gramsci, em especial à luz dos Quaderni del cárcere (1975) e da Concepção dialética da história (MAQUIAVEL, 1978), concluindo que a união entre teoria e prática, reflexão e ação foram uma constante em Boaventura, constituindo-se em uma verdadeira práxis. Sua “filosofia” poderia, portanto, ser chamada de “filosofia da práxis”.

Palavras-chave : Concepção Dialética; Nova Cultura; Documentos; Boaventura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )