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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva  y  PIO, Camila Aparecida. Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo Lula. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.125-140. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p125-140.

Neste texto, ancorando-se em discussão bibliográfica, estudo de legislação e de documentos de governo, analisa-se a proposta de ampliação do tempo de permanência do aluno na escola, que visa ao desenvolvimento de uma educação pautada na cidadania. Nele se discutem as orientações da política governamental que tem norteado a política educacional a partir de 1990, com foco nas propostas encaminhadas em ambos os governos de Luís Inácio Lula da Silva, chegando até o encaminhamento do Programa Mais Educação. O estudo justifica-se pela necessidade de compreensão do significado assumido pelas políticas educacionais na proposição de ampliação do tempo de permanência na escola. Constata-se, neste estudo, que a ampliação do tempo de permanência do aluno na escola ocorre com o objetivo de superar a exclusão social, a vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens que vivem em regiões pobres e frequentam escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ressalta-se que, ao mesmo tempo em que a proposta é importante por vislumbrar a inclusão social, guarda, também, viés questionável, podendo se constituir em uma proposta esvaziada da real intenção de proporcionar uma escola pública de qualidade.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Governo Lula; Escola de Tempo Integral.

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