SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Ampliação do tempo de permanência escolar: propostas do Governo LulaSentidos da escrita na formação inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

BARRETO, Edna Abreu. Demandas em disputa na construção dos textos curriculares: ambivalências discursivas na política do Estado do Pará (2007/2010). Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.141-156. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p141-156.

Com base na teoria do discurso de Ernesto Laclau, discutimos as demandas em disputa na produção dos textos curriculares na política educacional do Pará (2007/2010) quando da única experiência do Partido dos Trabalhadores à frente deste estado. Analisando os documentos produzidos pelo governo, destacamos as ambivalências discursivas que se apresentam nos textos construídos naquele período. Considerando a influência de comunidades epistêmicas na produção dos textos, identificamos discursos favoráveis à flexibilidade, cultura comum e defesa do caráter prescritivo das políticas curriculares. O inimigo comum dos discursos construídos nessa experiência eram as “orientações neoliberais” e sua flexibilização voltada para o mercado. Concluímos compreendendo que as ambivalências não podem ser vistas como falhas ou limites, mas deslizamentos de sentidos característicos de textos políticos. Propomos, então, pensar nos entrelaçamentos que são constitutivos das políticas curriculares e seu caráter contingente e provisório questionando análises estadocêntricas.

Palabras clave : Teoria do Discurso; Política de Currículo; Flexibilização Curricular; Ambivalências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )