SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Demands in dispute in the construction of curricular texts: discursive ambivalences in policies of the state of Pará (2007/2010)When we prefer “intuition” to “deducing”. How to become a Nietzsche reader author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

CHALUH, Laura Noemi  and  TORREZAN, Hayla Emanuell e. Sentidos da escrita na formação inicial. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.157-171. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p157-171.

Neste trabalho problematizamos a prática de escrita no contexto da formação inicial de professores. Para isso, socializamos as ações desenvolvidas no contexto de um projeto de extensão do qual participam alunos de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. O referido projeto objetiva compartilhar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por e com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola. É nesse contexto que a prática da escrita é um exercício instituído. Dialogamos com teóricos que trazem contribuições para pensar nessa prática no processo de formação inicial de professores. E, a partir de registros produzidos por uma das alunas que participam do referido projeto de extensão, analisamos de que forma a escrita pode ser considerada uma instância formativa.

Keywords : Formação Inicial de Professores; Linguagem; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )