SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Demandas em disputa na construção dos textos curriculares: ambivalências discursivas na política do Estado do Pará (2007/2010)Quando preferimos “intuir” ao invés de “deduzir”. Como tornar-se leitor de Nietzsche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CHALUH, Laura Noemi  e  TORREZAN, Hayla Emanuell e. Sentidos da escrita na formação inicial. Rev. Comunic [online]. 2014, vol.21, n.3, pp.157-171. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v21n3p157-171.

Neste trabalho problematizamos a prática de escrita no contexto da formação inicial de professores. Para isso, socializamos as ações desenvolvidas no contexto de um projeto de extensão do qual participam alunos de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. O referido projeto objetiva compartilhar e discutir experiências e propostas desenvolvidas por e com professores; considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola. É nesse contexto que a prática da escrita é um exercício instituído. Dialogamos com teóricos que trazem contribuições para pensar nessa prática no processo de formação inicial de professores. E, a partir de registros produzidos por uma das alunas que participam do referido projeto de extensão, analisamos de que forma a escrita pode ser considerada uma instância formativa.

Palavras-chave : Formação Inicial de Professores; Linguagem; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )