SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The bolsa família program: the perceptions of beneficiary mothers on education and the possible construction of a new life for their childrenChildhood, time and experience: a look at education based on “Pinocchio” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

LOCKMANN, KAMILA. O DISCURSO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO: RESTRIÇÕES, PROIBIÇÕES E EXALTAÇÕES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.27-40. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p27-40.

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na contemporaneidade. Para isso, analisam-se discursos coletados em entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de Novo Hamburgo (RS). Esta pesquisa apoia-se nos estudos foucaultianos e compreende os discursos analisados como pertencentes a uma ordem discursiva mais ampla que controla, regula e ordena as práticas docentes na atualidade. Dessa forma, construíram-se duas unidades analíticas: a centralização do aluno no processo educativo e a descentralização do professor. Este texto pretende mostrar como esses discursos foram constituídos historicamente e passaram a compor a agenda pedagógica a partir de um jogo discursivo que legitimou determinados enunciados e, com isso, produziu alguns deslocamentos nos discursos acerca do papel da escola, do professor, da organização do currículo escolar etc. Tal exercício tem a intenção de desnaturalizar alguns enunciados considerados imperativos que reforçam e potencializam algumas máximas do discurso pedagógico contemporâneo.

Keywords : DISCURSOS PEDAGÓGICOS; DOCÊNCIA; ESTUDOS FOUCAULTIANOS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )