SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: PERCEPÇÕES DE MÃES BENEFICIÁRIAS SOBRE EDUCAÇÃO E A POSSÍVEL CONSTRUÇÃO DE UMA VIDA NOVA PARA SEUS FILHOSInfancia, tiempo y experiencia: una mirada para la educación de “Pinocho” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

LOCKMANN, KAMILA. O DISCURSO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO: RESTRIÇÕES, PROIBIÇÕES E EXALTAÇÕES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.27-40. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p27-40.

Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores na contemporaneidade. Para isso, analisam-se discursos coletados em entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de Novo Hamburgo (RS). Esta pesquisa apoia-se nos estudos foucaultianos e compreende os discursos analisados como pertencentes a uma ordem discursiva mais ampla que controla, regula e ordena as práticas docentes na atualidade. Dessa forma, construíram-se duas unidades analíticas: a centralização do aluno no processo educativo e a descentralização do professor. Este texto pretende mostrar como esses discursos foram constituídos historicamente e passaram a compor a agenda pedagógica a partir de um jogo discursivo que legitimou determinados enunciados e, com isso, produziu alguns deslocamentos nos discursos acerca do papel da escola, do professor, da organização do currículo escolar etc. Tal exercício tem a intenção de desnaturalizar alguns enunciados considerados imperativos que reforçam e potencializam algumas máximas do discurso pedagógico contemporâneo.

Palabras clave : DISCURSOS PEDAGÓGICOS; DOCÊNCIA; ESTUDOS FOUCAULTIANOS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )