SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Childhood, time and experience: a look at education based on “Pinocchio”Training and teaching practice: relationships and peculiarities from the fields of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

DAVID, ALESSANDRA  and  LOURENCETTI, GISELA DO CARMO. A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA: O PROGRAMA LER E ESCREVER. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.53-64. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p53-64.

Em meados da década de 1990, o estado de São Paulo implantou uma série de reformas educacionais com a justificativa de melhorar a qualidade da educação. A concretização das medidas estendeu-se ao longo dos anos até que, em 2008, ocorreu a implantação do Programa Ler e Escrever. Este caracteriza-se como um conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios, constituindo-se como uma política pública para o ciclo I. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar o Programa, especificamente para as classes de alfabetização. Para isso, realizamos análise dos documentos produzidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo referentes ao Programa Ler e Escrever. Mesmo não utilizando dados empíricos, as análises realizadas indicam uma tentativa de padronizar e controlar o trabalho docente por meio, por exemplo, do planejamento das aulas, da aplicação de atividades e de conteúdos em todas as salas, como revelam outros estudos sobre essa política educacional paulista. Os documentos oficiais examinados revelam indícios de um processo de homogeneização do trabalho realizado em sala de aula e a concepção de currículo como produto acabado, o que impossibilita o exercício autônomo e reflexivo do trabalho docente.

Keywords : POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA; TRABALHO DOCENTE; LER E ESCREVER.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )