SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA: O PROGRAMA LER E ESCREVERESPORTE TELESPETÁCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

MIRANDA, EDIVALDO SILVA; BRAUNA, RITA DE CÁSSIA ALCÂNTARA  e  FERENC, ALVANIZE VALENTE. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: RELAÇÕES E PECULIARIDADES DOS CAMPOS DE SABERES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.65-82. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p65-82.

Relacionar formação e atuação docente tem se constituído um desafio à pesquisa sobre formação de professores, que deve ser compreendida como um processo contínuo. Nessa direção, o presente trabalho discute dados de uma pesquisa que buscou investigar especificamente os cursos de licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química, nos aspectos didático, pedagógico e prático, sob a ótica de professores que atuam no ensino fundamental e médio das redes pública e particular de ensino de um município mineiro, e que desenvolveram sua formação em uma instituição de prestígio deste município. A partir de entrevistas semiestruturadas, coletamos dados que nos permitiram identificar saberes adquiridos pelos professores ao longo do curso de graduação, destacando os saberes experienciais, construídos por meio dos estágios curriculares obrigatórios. Além dessa compreensão, os dados permitiram-nos relacionar sugestões para a melhoria dos cursos de formação naquelas áreas de conhecimento e confirmar a hipótese do estudo, ou seja, a configuração do campo das licenciaturas, na última década, permanece pouco alterada.

Palavras-chave : LICENCIATURAS; ESTÁGIOS; FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DIDÁTICA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )