SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: RELAÇÕES E PECULIARIDADES DOS CAMPOS DE SABERESFORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA:O REFLETIDO E O VIVIDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

ORIGUELA, MILENA AVELANEDA  e  SILVA, CINTHIA LOPES DA. ESPORTE TELESPETÁCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.83-98. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p83-98.

Este estudo teve como objetivo analisar o esporte difundido pela televisão e identificar possíveis implicações desse fenômeno social para a formação profissional em Educação Física. Como procedimento metodológico, foi realizada pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo em autores da Sociologia, Antropologia e da Educação Física que se centram em um referencial sociocultural. Ao término da análise, identificou-se que o esporte difundido pela mídia segue o modelo do esporte de alto rendimento, e esta parece ser a única referência a ser seguida pelos estudantes de Educação Física que, ao voltarem sua atenção também ao esporte como prática e como lazer, poderão adquirir conhecimentos fundamentais para a cultura corporal de movimento. Por isso, é fundamental que os estudantes tenham acesso à discussão das diferenças entre o esporte presencial e o esporte telespetáculo, assim como a elementos básicos e categorias para analisar o esporte telespetáculo, e isso poderá ocorrer por meio de disciplina específica ou a partir das diferentes disciplinas da grade curricular.

Palavras-chave : ESPORTES; TELEVISÃO; EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )