SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1ESPORTE TELESPETÁCULO: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICAO REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO: INDICADORES E PERSPECTIVAS PARA NOVAS PESQUISAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PEREZ, DEIVIS  e  OLIVEIRA, SABRINA ORGADO. FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA:O REFLETIDO E O VIVIDO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.99-118. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p99-118.

Esta pesquisa foi dedicada à análise das percepções e reflexões sobre a formação de professores por profissionais que atuam como docentes. Esta questão foi examinada por meio da recolha de dados e discussão do caso de três pedagogas que trabalhavam como docentes da educação básica nos níveis infantil e fundamental I. Especificamente, buscou-se identificar e examinar o entendimento e as reflexões das voluntárias do estudo sobre a formação de professores no que diz respeito às seguintes dimensões: a) o interesse histórico e a delimitação da noção de formação de profissionais para a docência; b) o espaço ocupado pela formação de professores na Ciência da Educação; c) o sentido pessoal atribuído à formação vivenciada na graduação em Pedagogia. Os resultados apontaram que as professoras consideram que a subárea da Ciência da Educação, à qual a formação docente vincula-se, é a Pedagogia. Registrou-se, ainda, forte rejeição à terminologia “formação”, percebida como visão de desenvolvimento humano para a profissionalidade marcada por ações autoritárias e impositivas, em oposição ao ideal de parceria entre os docentes e seus alunos. No tocante ao sentido da formação vivenciada no curso de Pedagogia, em alguns momentos foi considerada excessivamente teórica e, em outras situações, como facilitadora da apropriação de saberes relevantes para a ação laboral docente.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )