SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Formación de profesoras en el curso de pedagogía: el pensamiento y la experienciaBlogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

CONTIERO, ALEX SANDER  y  TOMMASIELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO. O REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO: INDICADORES E PERSPECTIVAS PARA NOVAS PESQUISAS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.119-140. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p119-140.

Este trabalho tem por objetivo colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime de Progressão Continuada (RPC) e de seus resultados, caracterizando os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, por meio de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre o RPC – implantado no estado de São Paulo no período de 2000 a 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa e de perfil descritivo, investigou 69 resumos de dissertações e teses sobre o assunto em São Paulo, constantes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados apontam que o RPC foi e continua sendo alvo de controvérsia por parte de docentes, alunos, pais e pesquisadores. Os objetivos democráticos e inclusivos do RPC também não têm sido atingidos, segundo os pesquisadores. O RPC pode ter contribuído para que o aluno permaneça na escola, mas não ampliou a possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem.

Palabras clave : PROGRESSÃO CONTINUADA; AVALIAÇÃO; CICLOS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )