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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CONTIERO, ALEX SANDER  e  TOMMASIELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO. O REGIME DE PROGRESSÃO CONTINUADA NO ESTADO DE SÃO PAULO: INDICADORES E PERSPECTIVAS PARA NOVAS PESQUISAS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.119-140. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p119-140.

Este trabalho tem por objetivo colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime de Progressão Continuada (RPC) e de seus resultados, caracterizando os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, por meio de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre o RPC – implantado no estado de São Paulo no período de 2000 a 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa e de perfil descritivo, investigou 69 resumos de dissertações e teses sobre o assunto em São Paulo, constantes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os resultados apontam que o RPC foi e continua sendo alvo de controvérsia por parte de docentes, alunos, pais e pesquisadores. Os objetivos democráticos e inclusivos do RPC também não têm sido atingidos, segundo os pesquisadores. O RPC pode ter contribuído para que o aluno permaneça na escola, mas não ampliou a possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave : PROGRESSÃO CONTINUADA; AVALIAÇÃO; CICLOS.

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