SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The Continued Progression Regime in the State of São Paulo: indicators and perspectives for further researchNotes on the current public policies for professional education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

HAAS, CLARISSA  and  RODRIGUES, GRACIELA FAGUNDES. Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da web. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.141-158. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p141-158.

O presente texto apresenta uma reflexão acerca da formação continuada docente na área da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva (com foco na oferta do atendimento educacional especializado como serviço prioritário), privilegiando os recursos de tecnologias digitais acessíveis como temática a ser conhecida, explorada e vivenciada pelos docentes nos contextos de aprendizagem entre seus pares. A construção teórica e metodológica é feita por meio da análise de blogs criados por um grupo de professores cursistas, participantes de um curso de formação continuada com ênfase nas tecnologias digitais acessíveis (TICs), na modalidade da educação a distância (EAD). Aponta-se, a partir da experiência documentada com os cursistas, a contribuição da arquitetura dos blogs como ferramenta digital de autoria, que alia a possibilidade de (re)invenção das práticas pedagógicas em educação especial e apresenta indícios que favorecem a (auto)formação continuada docente. Observam-se, nessa dinâmica formativa, as características ensaísticas e disparadoras da composição de uma “comunidade de prática”, isto é, de um grupo de profissionais reunidos em torno de objetivos comuns.

Keywords : BLOGS; TECNOLOGIA ASSISTIVA; EDUCAÇÃO ESPECIAL; FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE; COMUNIDADE DE PRÁTICA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )