SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Blogs, educação especial e formação continuada docente: ampliando os contextos de aprendizagem por meio da webPAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA: DIÁLOGO (IM) POSSÍVEL? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FEDRE, JÚLIO PENNA  e  VITORINO, ARTUR JOSÉ RENDA. APONTAMENTOS DAS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS RELATIVAS AO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.159-172. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p159-172.

Ao indagar, pela educação comparada, qual é a relação entre o mundo do trabalho e a educação, este artigo tem como objetivo expor e fazer breves comentários sobre a atual política pública para a educação profissional e tecnológica em vigor no Brasil. O ensino profissionalizante no Brasil tem sua trajetória marcada pela discriminação oriunda do período colonial, quando os ofícios manuais eram praticados por escravos, portanto, considerados inferiores. Defende-se que o atual Estado brasileiro busca apagar o estigma preconceituoso enraizado nesta modalidade de ensino, bem como responder à questão sobre o mundo do trabalho e a educação. Neste sentido, o mundo do trabalho é ideologicamente apresentado como um desafio à educação, especialmente quando se almeja deduzir e definir a forma do sistema educacional e seus métodos pedagógicos, bem como os conteúdos de ensino e estilos de avaliação a partir do princípio básico de gerar uma sociedade do conhecimento voltada para a economia do conhecimento.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO; POLÍTICAS PÚBLICAS; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )